Você pode amar ou odiar o curso de Direito, mas não poderá dizer que não se trata de um bacharelado interessante.
A Faculdade de Direito é uma boa oportunidade para muito se aprender. O arcabouço de conteúdo enramado sobre o Direito Civil, Penal, Constitucional e demais assuntos são permeados pelo saboreio do conhecimento da filosofia. Além mais, aprende-se sobre a moral, ética e os bons costumes.
Aos poucos, o Ingresso à Faculdade começa a perceber a similitude entre o conteúdo das aulas e o seu cotidiano. Acomete-se de um sentimento nobre que é o de compreender as situações do dia a dia e automaticamente aplicar o conhecimento absorvido na academia.
Assim, nasce o divisor de águas para o então aluno, descobrir se nasceu para o direito e para o desenvolvimento na carreira jurídica ou se o curso foi um alicerce preparatório para aplicar-se aos concursos.
O advogado recém chegado à carreira mal sabe para onde ir, salvo os poucos sortudos que já possuem um advogado na família e talvez tenham aprendido ao menos o norte.
Realmente é na raça que se aprende a advogar e, mais certo ainda é saber de pronto que “a advocacia não é profissão de covardes”. O advogado precisa e deve ser destemido. Afinal, é a defesa do interesse alheio que está em jogo, pois o advogado é indispensável à administração da justiça, vide art. 133 da CF/88.
O cliente é a mola propulsora do advogado, é nele que tudo se inicia, permanece e se finda. O trato para com o cliente deve ser o mais honesto e verdadeiro possível. Não se pode advogar sem que essa ligação advogado/ cliente esteja em perfeita harmonia.
A advocacia carece da verdade, de uma noite tranqüila de sono, de uma razão que satisfaça o sorriso. O dinheiro é consequencia de bons honorários, mas a paz de espírito tem o seu valor.
Essa verdade nasce da confiança cliente/ advogado, da autorização tácita do paciente que abre a sua vida como um livro e expõe a sua dor.
Só se é possível bem advogar, quando se tem nas mãos a melhor cura possível que é a certeza de que se está em busca do melhor possível para resolver o problema de seu cliente.
Não se preocupe em ganhar ou perder uma causa, em ter pouco ou muito sucesso, preocupe-se em ter certeza de que fez tudo que estava ao seu alcance em prol de seu cliente, certamente você será beneficiado por isso.
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